quarta-feira, 18 de maio de 2011

NOVA DROGA

Denarc apura suspeita de oxi

Publicado em 18 de maio de 2011
Clique para Ampliar
Delegado Pedro Viana mostrou a droga apreendida (à direita) e a comparou com uma pedra de crack (à esquerda). O entorpecente que pode ser realmente oxi tem a tonalidade mais clara
FOTOS: KIKO SILVA
Clique para Ampliar
Mais potente que o crack, o oxi causa imediata dependência e seus efeitos danosos ao ser humano aparecem em pouco tempo
O entorpecente foi apreendido em poder de um jovem, na Barra do Ceará, e será analisado quimicamente na Pefoce
A Polícia Civil do Ceará, através da sua Delegacia de Narcóticos (Denarc), iniciou investigações para descobrir a procedência dos 310 gramas de ´pedras´ que podem ser da nova droga difundida no País, conhecida como oxi (de oxidado).

Vários pacotes supostamente contendo a substância entorpecente, que é tida como mais viciante e letal do que o crack, foram apreendidos em uma operação do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), na tarde da última segunda-feira (16), na Barra do Ceará (zona oeste de Fortaleza).

Flagrante
O jovem que portava a droga, identificado como Igor Gonçalves Coutinho, 18, foi preso e autuado em flagrante no plantão do 7º DP (Pirambu). Ontem, o delegado José Jesuíta Barbosa Filho, titular daquela distrital, enviou o material apreendido para a Denarc.

Em entrevista à Reportagem, na tarde passada, o titular daquela Especializada, delegado Pedro Viana, disse que encaminhará nos próximos dias amostras das ´pedras´ para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde serão analisadas quimicamente.

"Se for confirmado que é realmente oxi, será a primeira apreensão oficial desse novo tipo de droga no Ceará. Aparentemente tem tudo para ser, mas só podemos confirmar após o resultado do laudo pericial", afirmou Pedro Viana. O prazo legal para a entrega do documento é dez dias. Até lá, o delegado espera ter novas informações sobre a procedência da droga apreendida com o jovem Igor Coutinho, na Rua Seis Companheiros, em uma Favela na Barra do Ceará. Viana informou que pedirá urgência, mas antecipou que as investigações serão iniciadas antes mesmo de receber o laudo.

Segundo ele, hoje deverá pedir para que o inquérito seja avocado (transferido) do 33º DP (Goiabeiras) para a Denarc. "Temos interesse nesse caso em particular, pois, se for constado que se trata de oxi, nosso objetivo é descobrir onde ele obteve a droga e o possível local de fabricação", ressaltou.

O garoto, que já havia sido preso por uso de drogas e por dirigir sem habilitação, estava na rua em atitude suspeita quando foi abordado pela patrulha do Cotam (CT-4008), composta pelo cabo Cláudio e os soldados Henrique e Marcelo.

Além dos pacotes de entorpecentes apreendidos com o rapaz, os militares encontraram munição de revólver calibre 38, uma balança de precisão e a quantia de R$ 20,00.

Revelou
Indícios de que a nova droga já estava sendo comercializada em Fortaleza foram revelados pelo Diário do Nordeste em matéria publicada na edição da última sexta-feira (13).

Representantes de instituições que trabalham com dependentes químicos afirmaram à Reportagem terem ouvido relatos de usuários que estavam comprando drogas por um preço até quatro vezes menor que as já conhecidas pedras de crack. Traficantes já usaram o mesmo artifício (reduzir o valor) para inserir o oxi em outros Estados brasileiros.

Viana afirmou que isso pode estar acontecendo, pois segundo ele, os narcotraficantes usam de todos os artifícios para ´viciar´ ainda mais os usuários que não sabem que estão comprando oxi ou crack, devido à similaridade entre as duas drogas.

O titular da Especializada destacou que sendo a ´nova´ droga ou não, o trabalho de combate é o mesmo. Contudo, por ser uma droga mais letal, os esforços deverão ser intensificados. "Os desafios são enormes, pois não é o tipo de coisa que iremos encontrar em qualquer esquina. Nossa missão é espinhosa, mas vamos enfrentá-la".

Semelhanças
As pedras apreendidas pela Polícia impressionam pela semelhança com o crack na textura e cheiro, com exceção da coloração mais clara. Apesar disso, o oxi tem em sua composição química cocaína, querosene, cal e até solução de bateria. O entorpecente é consumido (inalado) da mesma forma que o crack.

EMERSON RODRIGUESREPÓRTER


Co

Nenhum comentário:

Postar um comentário