domingo, 22 de maio de 2011

Respeito


Independentemente de crença, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômico-financeira, de cultura, e até mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito.
Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, em nosso planeta Terra, o orgulho e o egoísmo, sem dúvida alguma as duas maiores chagas da Humanidade.
Recorrendo ao dia-a-dia, desde logo veremos como ainda é forte a presença do egoísmo e, por conseguinte, da falta de respeito ao semelhante.
Com efeito, para exemplificar, quando furamos a fila, seja do que for, estamos partindo do pressuposto de que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram antes, e sobretudo estamos agindo em completo desrespeito às mais comezinhas regras de convivência em coletividade, ainda que não escritas.
De igual modo, se vamos a um teatro assistir a uma palestra e, além do lugar que ocupamos, colocamos qualquer objeto no assento ao lado com o intuito de guardá-lo para um amigo que está atrasado, evidentemente estaremos nos comportando com reprochável egoísmo, em detrimento de outras pessoas, que já chegaram àquele auditório, mas que não podem se utilizar dos assentos porque já estão "ocupados". Egoísmo e falta de respeito.
São milhares os exemplos, que estão ao nosso derredor, de egoísmo e de orgulho, assim como de sua filha predileta, a vaidade.
E é facílimo concluir que todos querem ser respeitados, tanto assim que o brocardo popular diz que "respeito é bom e eu gosto". Todos gostam.
Se assim é, de todo conveniente que perguntemos: o que será preciso fazer para introduzir o respeito entre nós, de modo generalizado?
Pensamos ser indispensável que cada um enxergue no próximo um irmão e faça a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstâncias, os fatos e a situação.
Será excelente se conseguirmos nos colocar com exatidão no lugar do outro, procurando pensar como ele, em melhores condições de entendimento, portanto, particularmente no que tange ao modo como desejaríamos ser tratados.
É claro que esse aprendizado é lento e há de ser alcançado de maneira gradual, com o emprego de nossa vontade férrea de acertar e com os formidáveis recursos da disciplina e da determinação para alcançar esse desiderato.
Mas, que não percamos de vista, não há nenhuma razão para desânimo, uma vez que a própria Natureza não dá saltos, de maneira que tudo se consegue devagar, devagarinho, a pouco e pouco.
É importante, importantíssimo, assim, que cada um faça a sua parte e faça-a bem, com o máximo de esmero, com o que estará prestando notável contributo para a harmonia e para o equilíbrio das relações humanas!
E o respeito começa em nós, em nossa intimidade, sendo necessário respeitar-se para respeitar a outrem, razão pela qual uma das bandeiras do Espiritismo é a reforma íntima, para melhor, buscando-se transformar quanto possível o homem-velho que insiste em prevalecer em nossas atitudes e decisões.
O respeito há de ser geral, respeito à própria vida e à sua preservação, respeito à Natureza, respeito aos animais, aos vegetais e aos minerais, mas, sobretudo, respeito ao homem, essa complexa criatura de Deus, que um dia atingirá a perfeição relativa e a felicidade suprema, destino final de todos os seres humanos.
Todos aspiramos ser respeitados. Respeito é bom, é ótimo, e dele todos nós gostamos. Está em nossas mãos obtê-lo. Em nosso próprio benefício, assumamos um auto-compromisso: a partir de agora, deste exato instante, procuraremos agir com respeito, com profundo respeito, com respeito sempre!
(Jornal Mundo Espírita de Maio de 1999)
Amigos jovens, nesta edição continuamos as nossas reflexões sobre o ideal da maioria de vocês: formar uma família. Isso deve ser, desde já, objeto de suas preocupações em vista de chegar lá com aquela bagagem de conteúdos e formação espiritual que lhes dê a segurança necessária para a vida em família.
O QUE É FAMÍLIA?
A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, esta convivência pode ser feliz ou insuportável, pois seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. E a morada sobre o mesmo teto? Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou... um mero alojamento.
A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.
TEMPOS DESCONCERTANTES
A família parece estar à deriva, sem referência, impotente e desprotegida diante dos embates do consumismo, bombardeada pelos meios de comunicação e incapaz de dar uma resposta a esses ataques.
Ela fica na defensiva. A impressão que se tem é a de que ela se conserva como um reduto afetivo, baseado principalmente na segurança do amor dos pais pelos filhos, e que se ressente, cada vez mais, da indeterminação dos papéis masculino e feminino.
É possível ouvir hoje arautos que falam da família em tom triunfal, enquanto que, em outros contextos, se escutam depoimentos de verdadeiras catástrofes. Para alguns, a família é um conceito conservador, só defendido pelos retrógrados.
FAMÍLIA: AMOR REPARTIDO
A família foi e ficará sempre o fundamento da sociedade. Ela transcende a qualquer partido político, sociedade, associação ou a qualquer outro gênero de agrupamento humano: ela é constituída por relações de amor! Na origem de tudo, há um amor conjugal que chama a vida a participar desse amor.
A família vem de uma opção. De fato, ela existirá a partir do momento em que um homem e uma mulher decidirem viver juntos, criar um mundo novo, um mundo diferente: uma família. Nesse mundo novo e distinto, nascerão os filhos, que se incorporarão ao projeto de vida idealizado por seus pais.
É na família que os filhos desenvolverão sua personalidade. Nela crescerão, encontrarão o sentido de sua existência e amadurecerão na segurança, até que um dia também eles partirão para realizar seu próprio projeto.
O NOSSO MUNDO MUDOU
Não podemos viver de modo aventureiro. De nada serve estarmos repletos de boas intenções, se não planejarmos bem as coisas. Nosso mundo tem mudado muito e rapidamente. Há hoje muitas coisas que não estão fixadas de antemão. Em nossa sociedade, os papéis tradicionais da mulher e do homem, antes assumidos como destino inexorável, não são mais simplesmente aceitos.
Hoje, o casal deve sentar-se para dialogar sobre o que realmente desejam, o que buscam, para enfim elaborar, com bastante criatividade, um projeto novo e distinto que possibilite a realização de um amor pleno. É neste projeto, em constante realização, que os filhos devem poder ter a alegria de nascer e crescer até a plena maturidade.
UMA REALIDADE DINÂMICA
Ao definirmos a família como uma instituição, como a célula mãe da sociedade, quando a analisamos ou defendemos os seus direitos, queremos nos referir a uma realidade bem definida, que está aí presente, no dia-a-dia, que desempenha um papel concreto na vida das pessoas e da sociedade.
Entretanto, quando adentramos no interior desta ou daquela família, deixando de lado as teorias e descendo ao palco da própria vida, observamos que a família é uma realidade dinâmica, em evolução permanente, nunca a mesma. Percebemos que cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem.
É neste contexto que os planos de Deus tomam forma e são dados ao homem e à mulher em forma de semente. Deus nos criou à sua imagem, criou-nos no amor para o amor. Criou-nos para que levássemos a semente à plenitude. Deus, aquele que nos criou, pôs em nossas mãos a criação.
Isso é maravilhoso, mas quanta responsabilidade isso pede daqueles e daquelas que Deus chamou a multiplicar as suas pequenas famílias nesta terra onde o mal, muitas das vezes, parece prevalecer sobre o bem.
Nessa luta diária, não é o caso de se espantar, mas é extremamente necessário continuar acreditando naquele que prometeu: “Eu estarei sempre convosco...” (Mt 28,20)
Visite as outras páginas
[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. -
Drogas


Conceitos
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).
Intoxicação Aguda
É uma condição transitória seguindo-se a administração de álcool ou outra substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, ou outras funções ou respostas psicofisiológicas.
Uso Nocivo
É um padrão de uso de substância psicoativa que está causando dano à saúde. O dano pode ser físico (como no caso de hepatite decorrente da administração de drogas injetáveis) ou mental (ex. episódio depressivo secundário a um grande consumo de álcool).
Toxicomania
A toxicomania é um estado de intoxicação periódica ou crônica, nociva ao indivíduo e à sociedade, determinada pelo consumo repetido de uma droga, (natural ou sintética). Suas características são:
1 - irresistível desejo causado pela falta que obriga a continuar a usar droga.
2 - tendência a aumentar a dose.
3 - dependência de ordem psíquica (psicológica), às vezes física acerca dos efeitos das drogas.
Breve história das drogas

A longa trajetória das substâncias psicotrópicas com o passar dos milênios.
Clique e confira!
Síndrome de Dependência
É um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo, do que outros comportamentos que antes tinham mais valor.
Uma característica central da síndrome da dependência é o desejo (frequentemente forte e algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas as quais podem ou não terem sido prescritas por médicos.
Codependência
Codependência é uma doença emocional que foi "diagnosticada" nos Estados Unidos por volta das décadas de 70 e 80, em uma clínica para dependentes químicos, através do atendimento a seus familiares. Porém, com os avanços dos estudos das causas e dos sintomas, que são vários, chegou-se à conclusão de que esta doença atinge não apenas os familiares dos dependentes químicos, mas um grande número de pessoas, cujos comportamentos e reações perante a vida são um meio de sobrevivência.
Os codependentes são aqueles que vivem em função do(s) outro(os), fazendo destes a razão de sua felicidade e bem estar. São pessoas que têm baixa auto-estima e intenso sentimento de culpa. Vivem tentando "ajudar" outras pessoas, esquecendo, na maior parte do tempo, de viver a própria vida, entre outras atitudes de auto-anulação. O que vai caracterizar o doente é o grau de negligenciamento de sua própria vida em função do outro e de comportamentos insanos.
A codependência também pode ser fatal, causando morte por depressão, suicídio, assassinato, câncer e outros. Embora não haja nas certidões de óbito o termo codependência, muitas vezes ela é o agente desencadeante de doenças muito sérias. Mas pode-se reverter este quadro, adotando-se comportamentos mais saudáveis. Os profissionais apontam que o primeiro passo em direção à mudança é tomar consciência e aceitar o problema. 
Abstinência Narcótica
Independente de sexo ou idade, na gravidez ou não, sempre que se suspendem de forma abrupta os narcóticos, poderá eclodir numa pessoa viciada nestas drogas, uma sequência de sintomas que vão caracterizar a síndrome de abstinência narcótica.

As primeiras 4 horas de abstinência
- Ansiedade, comportamento de procura da droga

As primeiras 8 horas de abstinência
- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral

As primeiras 12 horas de abstinência

- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereção dos pelos cutâneos, dores ósseas, dores musculares
As primeiras 18-24 horas de abstinência
- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereção dos pelos cutâneos, dores ósseas, dores musculares, insônia, náusea, vômitos, muita inquietação, aumento da frequência respiratória, pulso rápido, aumento da profundidade da respiração, aumento da pressão arterial, hipertermia (febre), dor abdominal
As primeiras 24-36 horas de abstinência
- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereção dos pelos cutâneos, dores ósseas, dores musculares, insônia, náusea, vômitos, muita inquietação, aumento da frequência respiratória, pulso rápido, aumento da profundidade da respiração, aumento da pressão arterial, hipertermia (febre), dor abdominal, diarréia, ejaculação espontânea, perda de peso, orgasmo espontâneo, sinais de desidratação clínica, aumento dos leucócitos sanguíneos, aumento da glicose sanguínea, acidose sanguínea, distúrbio do metabolismo ácido-base
Síndrome de abstinência no recém-nascido
Costuma ocorrer após 48 horas do parto de uma gestante viciada em narcóticos com as características:
- Febre, tremor, irritabilidade, vômitos, hipertonicidade muscular, insuficiência respiratória, convulsão, choro agudíssimo, muitas vezes pode ocorrer a morte do recém-nascido
(Fonte: Salvar o Filho Drogado, Dr. Flávio Rotman, 2ª edição, Editora Record)
Gírias utilizadas por usuários de drogas
queimar um - fumar
mocosar - esconder
caretaço - livre de qualquer efeito da maconha
sussu - sossego
rolê - volta
pifão - bebedeira
rolar - preparar um cigarro
cabeça feita - fuma antes de ir a um lugar
chapado - sob o efeito da maconha
bad trip - viagem ruim, com sofrimentos
nóia - preocupação
marofa - fumaça da maconha
tapas - tragadas
palas - sinais característicos das drogas
larica - fome química
matar a lara - matar a fome química
maricas - cachimbos artesanais
pontas - parte final da maconha não fumada
cemitério de pontas - caixinha ou recipientes plásticos usados para guardar as pontas
pilador - socador para pressionar a maconha já enrolada dentro da seda
dichavar o fumo - soltar a maconha compactada em tijolos ou seus pedaços e separar as partes que lhe dão gosto ruim
sujeira - situação perigosa
dançou - usuário que foi flagrado fumando
mocós - esconderijos de droga
"pipou uma vez, está fisgado"
(Fonte: Anjos Caídos, Içami Tiba, 6ª edição, Editora Gente)

Exames toxicológicos e detecção de drogas
Quais tipos de exames toxicológicos existentes? Eles detectam qualquer droga?
A partir de quando eles dão positivo? -
Saiba mais...

Como as Drogas Circulam no Corpo


As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.
O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.
As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.



(Fonte: Como agem as drogas, Gesina L. Longenecker,PH.D. Quark books. Ilustrações de Nelson W.Hee)


quarta-feira, 18 de maio de 2011


PROGRAMA DE PROTEÇÃO A CIDADANIA PRÓ-CIDADANIA

Convite

Convidamos toda A FAMILIA POTENGIENSE  a  participar de uma macha neste dia 26 de junho "Dia Internacional Ao Combate Ao Uso De Drogas",a mobilização acontecerá  com caminhada pelas principais ruas do município de Potengi.
OBS: Será realizado A MOBILIZAÇÃO na a segunda feira dia 27 de junho.

Concentração ocorrerá defronte ao Fórum as 9:00hs.
Org.Pró-Cidadania
Apoio.Secretaria de Educação
 OBS mostre que sua INSTITUIÇÃO  se preocupa com esse tema chamado droga.
.                                                   Colabore faça seu cartaz e junte se a nós.
                                                                                                   
                                                          No cartaz coloque o símbolo da instituição.

POTENGI – Pró Cidadania de Potengi fez aniversário

PropotengiIniciado em 2009 com o objetivo de dar mais estrutura de segurança pública nos municípios que não contam com o Ronda do Quarteirão (menos de 50 mil habitantes), o Programa de Proteção à Cidadania – Pró-Cidadania iniciou os trabalhos no município potengiense em 01 de maio de  2010. Através de um curso e treinamento da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará com um total de 12 agentes de cidadania e um veiculo doado pelo governo do estado para ajudarem na segurança pública do município potengiense cerca de 645Km da capital cearense se sente mais tranquila com a presença desses bravos agentes que fazem a segurança da nossa querida Potengi. Durante este primeiro ano de serviços prestado o Pró Cidadania de Potengi é composta por 11 homens e uma mulher que reforçam a segurança do município com o apoio da prefeitura e do Governo do Estado do Ceará.

O Reconhecimento de suas ações
Trabalhando sempre na prevenção com apoio e parceria  da Policia Militar comandada pelo 1º Sargento/PM José Carlos de Oliveira encarregado da Unidade Policial Civil o objetivo principal é continuar atuando ainda melhor na segurança dos moradores, evitando o tráfico de drogas, pequenos furtos e outras ações ilícitas em varias áreas dentro do município ainda  prevenir atos e ações que possam causar danos à comunidade, bem como situações que venham a por em risco o patrimônio e os bens públicos, com seus agentes auxiliando as instituições de segurança e defesa social. No aniversário que completa um ano de serviço prestado em Potengi em todas as áreas do município e na defesa de nossa comunidade os agentes do Pró-Cidadania atenderam várias ocorrências. A prova maior do trabalho também é somada em conjunto com a sociedade, PM,PC, Conselho Tutelar,secretaria de educação, CMDCA a Srª Altair Pacheco o que é comprovada pela sociedade e principalmente dos jovens que participam de realizações de palestras iniciada desde agosto de 2010 com inicio da primeira turma de jovens multiplicadores de Potengi.

Presente em encontros, reuniões, no apoio ao transito, quando sempre solicitados em eventos comparecem para ajudar no que for necessário. Com iniciativa própria no mês de outubro realizaram campanha de arrecadação de alimentos que foram doados pela população e distribuídas cerca de mais de 30 cestas básicas para famílias carentes.

Juntamente com apoio do prefeito Samuel Carlos e Secretária de Educação Elainy Guedes e Cras – Centro de Referência e Assistência Social que colabora com total apoio as iniciativas os agentes não medem esforços para ajudar a população. Em outubro na data que se comemorava o mês das crianças distribuíram vários presentes a 70 crianças selecionadas que tiveram animação e alegria garantida oferecida por “XUXU” artista potengiense, os brinquedos foram doados pelos próprios agentes e comérciantes.Quase todos os dias os colégios do município e da zona rural recebem visitas de rotina momento em que os agentes adentram nas salas de aula e aproveitam para conversar com os jovens dando aquela injeção de animo a todos os jovens.

Sempre auxiliando pela Policia Militar, Civil e Conselho Tutelar e demais ógaõs o telefone para solicitações de emergência é (088) 92497470 o que vale lembrar que dentro do pilotão do Pró-Cidadania de todas as cidades existe 2 educadores os de Potengi são eles: Agentes Jeosadarque Calisto e Wedson Feitosa que participaram durante 10 dias na sede do 2º BPM, jutamente com agentes do Programa da SSPDS de 09 cidades da região de curso realizado através dos Educadores da Região com 80h/a que teve como coordenador o Comandante da 1ª Cia/2º BPM Cap.Agra tendo apoio do Comandante Tem Cel Gomes Filho, além dos agentes participaram vários representantes das forças amigas de segurança pública, que após formados estão colocando em práticas diversos projetos de cidadania em seu municípios de origem.

A contratação

Os 12 agentes tem validade de um ano, renovável por igual período, em conformidade com convênio de cooperação firmado entre a SSPDS e a prefeitura municipal. A comunidade não tem dúvida alguma que o Srº.Prefeito Municipal Dr.Samuel Carlos irá prorrogar por mais um ano os servições prestados pelo Pró-Cidadania que a cada dia que passa vem se aperfeiçoando em suas atividades em prol deste municipio e comemora com êxido um ano de suas funções que é refêrencia através de ações e projetos de inclusão e desenvolvimento social neste municipio.

Por/Ivanildo Souza –  Colaborado
PROGRAMA DE PROTEÇÃO A CIDADANIA DE POTENGI ESTA A SERVIÇO DA POPULAÇÃO PELO TELEFONE 92497470 FAÇA DENUNCIAS,OU SUJESTÕES OU ATÉ MESMO ELOGIOS

Juiz determina medidas no combate à poluição sonora em Potengi

A Determinação esclarece medidas no combate à puluição sonora gerados por estabelecimentos comerciais e por veiculos, o que fica expressamente proibido na sede dos municípios de Potengi e Araripe o uso abusivo de sons automotores e mecânicos de acordo com o Art.65,§§ 3.º e 7º da Constituição do Estado do Ceará através de decreto aprovado pela a Assembléia Legislativa a partir do dia 20 de maio. Art.3º Qualquer pessoa do povo que considerar seu sossego pertubado por sons ou ruídos não permitidos nesta Lei comunicar a Policia de Potengi pelo telefone:35381579 órgão competente a ocorrência, para que sejam tomadas as providências necessárias.
Por Ivanildo Souza  ( Colaborador –  Site Potengi na Internet )

Potengi-Ce – Novas regras para o uso de capacete em motos valem a partir de 20 de maio

MotoscapCom informações cedidas através do Senhor José Carlos de Oliveira – 1º Sargento/PM; Encarregado da Unidade Policial Civil, e Comandante do Destacamento policial militar de Potengi/Ce-Matrícula = 037.601-1-1. Cumprindo determinação do Exmo.Srº.Dr.Welithon alves de Mesquita Juiz de Direito da Comarca de Araripe e Potengi levamos ao conhecimento de toda população que a partir do dia 20 de maio de 2011 fica proibido aos condutores e passageiros de motocicletas em geral transitar sem o devido uso obrigatório de capacete de seguarnça bem como transportar três ou mais pessoas, ou com crianças em cima do tanque de combustivél o que é comum ver no município potengiense.O descuprimento dessas normas será penalizado em sanções administrativas tais como: Multa, apreensão do veiculo e habilitação o qual perderá também o direito de dirigir.
Informações cedidas através do Senhor José Carlos de Oliveira – 1º Sargento/PM; Encarregado da Unidade Policial Civil, e Comandante do Destacamento policial militar de Potengi/Ce-Matrícula = 037.601-1-1.
Por Ivanildo Souza –  Colaborador ( Site parceiro Potengi na Internet –  www.potenginainternet.blogspot.com )

VI Caminhada em Combate à Exploração Sexual acontece hoje em Crato


Exploracao_sexualAcontece hoje, dia 18, no Crato, a VI Caminhada em Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e Adolescente, com a temática:”Vamos romper com o muro do silêncio! violência deve ser denunciada”. Segundo a Secretaria de Ação Social do Crato Liduina Andrade durante todo o ano e mais precisamente nesta data reafirma-se a importância de se denunciar e responsabilizar os autores e violência sexual contra a população infanto-juvenil. Essas atividades tem o objetivo de mobilizar a sociedade para sua atuação no enfrentamento da violência sexual, e criar oportunidades para integrar as autoridades dos poderes públicos e privados.
A programação será da seguinte forma:
Concentração: Praça Siqueira Campos, as sete e meia da manhã
Encerramento- Praça da Sé
A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com muitos participantes nessa caminhada e ressalta os parceiros: escolas municipais CRAS dos bairros, Conselho Tutelar,Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, ONG’S, Corpo de Bombeiros, Projovem Adolescente,Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- PETI ente outras. É importante ressaltar que toda a comunidade cratense está convidada a participar desse evento em favor das nossas crianças e adolescentes.
Fonte: PMC


NOVA DROGA

Denarc apura suspeita de oxi

Publicado em 18 de maio de 2011
Clique para Ampliar
Delegado Pedro Viana mostrou a droga apreendida (à direita) e a comparou com uma pedra de crack (à esquerda). O entorpecente que pode ser realmente oxi tem a tonalidade mais clara
FOTOS: KIKO SILVA
Clique para Ampliar
Mais potente que o crack, o oxi causa imediata dependência e seus efeitos danosos ao ser humano aparecem em pouco tempo
O entorpecente foi apreendido em poder de um jovem, na Barra do Ceará, e será analisado quimicamente na Pefoce
A Polícia Civil do Ceará, através da sua Delegacia de Narcóticos (Denarc), iniciou investigações para descobrir a procedência dos 310 gramas de ´pedras´ que podem ser da nova droga difundida no País, conhecida como oxi (de oxidado).

Vários pacotes supostamente contendo a substância entorpecente, que é tida como mais viciante e letal do que o crack, foram apreendidos em uma operação do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), na tarde da última segunda-feira (16), na Barra do Ceará (zona oeste de Fortaleza).

Flagrante
O jovem que portava a droga, identificado como Igor Gonçalves Coutinho, 18, foi preso e autuado em flagrante no plantão do 7º DP (Pirambu). Ontem, o delegado José Jesuíta Barbosa Filho, titular daquela distrital, enviou o material apreendido para a Denarc.

Em entrevista à Reportagem, na tarde passada, o titular daquela Especializada, delegado Pedro Viana, disse que encaminhará nos próximos dias amostras das ´pedras´ para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde serão analisadas quimicamente.

"Se for confirmado que é realmente oxi, será a primeira apreensão oficial desse novo tipo de droga no Ceará. Aparentemente tem tudo para ser, mas só podemos confirmar após o resultado do laudo pericial", afirmou Pedro Viana. O prazo legal para a entrega do documento é dez dias. Até lá, o delegado espera ter novas informações sobre a procedência da droga apreendida com o jovem Igor Coutinho, na Rua Seis Companheiros, em uma Favela na Barra do Ceará. Viana informou que pedirá urgência, mas antecipou que as investigações serão iniciadas antes mesmo de receber o laudo.

Segundo ele, hoje deverá pedir para que o inquérito seja avocado (transferido) do 33º DP (Goiabeiras) para a Denarc. "Temos interesse nesse caso em particular, pois, se for constado que se trata de oxi, nosso objetivo é descobrir onde ele obteve a droga e o possível local de fabricação", ressaltou.

O garoto, que já havia sido preso por uso de drogas e por dirigir sem habilitação, estava na rua em atitude suspeita quando foi abordado pela patrulha do Cotam (CT-4008), composta pelo cabo Cláudio e os soldados Henrique e Marcelo.

Além dos pacotes de entorpecentes apreendidos com o rapaz, os militares encontraram munição de revólver calibre 38, uma balança de precisão e a quantia de R$ 20,00.

Revelou
Indícios de que a nova droga já estava sendo comercializada em Fortaleza foram revelados pelo Diário do Nordeste em matéria publicada na edição da última sexta-feira (13).

Representantes de instituições que trabalham com dependentes químicos afirmaram à Reportagem terem ouvido relatos de usuários que estavam comprando drogas por um preço até quatro vezes menor que as já conhecidas pedras de crack. Traficantes já usaram o mesmo artifício (reduzir o valor) para inserir o oxi em outros Estados brasileiros.

Viana afirmou que isso pode estar acontecendo, pois segundo ele, os narcotraficantes usam de todos os artifícios para ´viciar´ ainda mais os usuários que não sabem que estão comprando oxi ou crack, devido à similaridade entre as duas drogas.

O titular da Especializada destacou que sendo a ´nova´ droga ou não, o trabalho de combate é o mesmo. Contudo, por ser uma droga mais letal, os esforços deverão ser intensificados. "Os desafios são enormes, pois não é o tipo de coisa que iremos encontrar em qualquer esquina. Nossa missão é espinhosa, mas vamos enfrentá-la".

Semelhanças
As pedras apreendidas pela Polícia impressionam pela semelhança com o crack na textura e cheiro, com exceção da coloração mais clara. Apesar disso, o oxi tem em sua composição química cocaína, querosene, cal e até solução de bateria. O entorpecente é consumido (inalado) da mesma forma que o crack.

EMERSON RODRIGUESREPÓRTER


Co

ÓXI



capacidação dos educadores de cidadanis no 2ºBPM juazeiro do norte.
Saíba escolher seu caminho!
depoimentos dos jovens que participaram do curso.cidadania em ação contra as drogas.
Diretor francisco josè fala sobre o curso cidadania em ação contra as drogas e seus resultados.
OS AGENTES TRABALHAM NA PREVENÇÃO DE FORMA AMPLA E COM BOM RESULTADO.

26 de Junho dia internacional de combate as drogas.
Programa de proteção à cidadania pró-cidadania   - CIDADANIA EM AÇÃO CONTRA ÀS DROGAS.

A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.
Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas. Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.
Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".
Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.
Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, "Vida Sim, Drogas Não".
Saiba como agir - Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.
A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas

mobilização


PROGRAMA DE PROTEÇÃO A CIDADANIA PRÓ-CIDADANIA

Convite

Convidamos toda A FAMÍLIA POTENGIENSE à  participar de uma macha neste dia 26 de junho "Dia Internacional Ao Combate Ao Uso De Drogas",a mobilização acontecerá  com caminhada pelas principais ruas do município de Potengi.
OBS: Será realizado A MOBILIZAÇÃOna a segunda feira dia 27 de junho.

Concentração ocorrerá defronte ao Fórum as 9:00hs.
Org.Pró-Cidadania
Apoio.Secretaria de Educação
 OBS mostre que você  se preocupa com esse tema chamado droga.
.                                                   Colabore faça seu cartaz e junte se a nós.
                                                                                                   
                                                          No cartaz coloque o símbolo da instituição.